top of page

VM com Oracle Database para download

Atualizado: 5 de fev.


Para melhor desempenho RECOMENDAMOS QUE VOCÊ UTILIZE UMA MÁQUINA HOST COM A SEGUINTE CONFIGURAÇÃO: Processador I5 3ª geração ou superior, mínimo de 8 GB RAM e espaço livre em disco de 70 GB


NESTE LINK está disponível para download o appliance (arquivo com 21 GB) da máquina virtual (VM) criada no Oracle VM Virtual Box que preparamos para os alunos da Oramaster utilizarem em seus treinamentos, mas que qualquer pessoa pode baixar e utilizar para outros fins, tais como estudos e laboratório. Criamos esse appliance contendo os seguintes softwares e configurações:

1- Sistema Operacional Oracle Linux 7.9;

2- Oracle Database 21c Express Edition;

3- CDB com nome XE e PDB com nome pdbxe, contendo os seguintes schemas de usuário que serão utilizados nos treinamentos: HR (1,5 MB) e SOE (7 GB).

4- Usuários e senhas:

a) Banco de Dados: sys/oracle e demais usuários com senha igual ao nome da conta.

b) Sistema Operacional: root/oracle, oracle/oracle.

Ao importar a VM selecione a opção "Incluir todos os endereços MAC de placa de rede" no campo "Política de Endereço MAC" para não alterar o Mac Address já configurado na VM. Se isso ocorrer, reconfigure-o (entrando nas CONFIGURAÇÕES da VM, item "Rede", campo "Endereço MAC" do Adaptador 1) com o seguinte valor: 0800276AEAD6 (ver imagem abaixo); caso contrário a rede não será iniciada dentro da VM e você não conseguirá usar o Banco de Dados instalado nela (nem os softwares instalados e configurados para o treinamento).


Imagem 01 - MAC Address da placa de rede da VM

Após importar a VM veja que ela está configurada no modo de rede "Placa de rede exclusiva de hospedeiro (host only)", que deverá funcionar, preferencialmente, com as seguintes configurações (que você deverá alterar) no "Virtual Host-Only Ethernet Adapter":


1- No item do menu "Host Network Manager", na aba "Adaptador", selecione a opção "Configurar Adaptador Manualmente" e configure os seguintes campos e valores (ver imagem abaixo):

a) Endereço IPv4: 192.168.56.1

b) Máscara de rede IPv4: 255.255.255.0



2- Troque para a aba "Servidor DHCP" e configure os seguintes campos e valores (ver imagem abaixo):

a) Endereço do Servidor: 192.168.56.100

b) Máscara do Servidor: 255.255.255.0

c) Faixa Inferior de Endereçamento (L): 192.168.56.101

d) Faixa Superior de Endereçamento (L): 192.168.56.254



Após efetuar as configurações acima reinicie a máquina host (para garantir que as alterações sejam efetivadas) e em seguida, inicialize a VM, que NÃO está com a interface gráfica habilitada. Utilizaremos na máquina host os seguintes softwares para se conectar na VM e no BD: MobaXterm e Oracle SQL Developer.


Observação: O appliance compartilhado neste post contém somente softwares livres, que podem ser disponibilizados sem qualquer restrição de licenciamento ou distribuição, portanto, qualquer pessoa pode baixá-lo e utilizá-lo, mas daremos suporte somente aos nossos alunos.


488 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page